quarta-feira, 7 de julho de 2010

Campo de Marte NAO pode parar

O Aeroporto hoje

Além das atividades aeroportuárias que atendem um grande número de empresas de táxi aéreo de todo o país, transporte de passageiros, de malotes e carga, transportes aeromédicos, e escolas de aviação; o Campo de Marte também abriga o Serviço Aerotático da Polícia Civil e o Grupamento de Rádio Patrulha Aérea da Polícia Militar, sem contar órgãos da Força Aérea Brasileira, o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, o Hospital da Aeronáutica, o parque Residencial da aeronáutica, etc. É um aeroporto compartilhado, com parte da área física sob administração do Comando da Aeronáutica e outra sob o controle da Infraero, ambos ligados ao Ministério da Defesa. O sítio aeroportuário tem uma área aproximada de 2,1 milhões de metros quadrados, sendo, sob administração da Infraero 975 mil, e do Comando da Aeronáutica o restante.

Na área administrada pela Infraero, estão atualmente instalados 21 hangares e inúmeras empresas que geram milhares de empregos diretos e indiretos.

Atualmente, o Campo de Marte opera com um sistema (VFR) e balizamento noturno que permite prolongar seu uso até as 22 horas.

Foram 102 mil pousos e decolagens em 2008, incluindo aviões e helicópteros. O Campo de Marte registra atualmente, em média, 283 operações de pousos e decolagens por dia – Cerca 40% realizadas por aviões, incluindo os da polícia militar.

É importante ressaltar que estes números foram incrementados e atingidos mesmo após inúmeras restrições aplicadas a operação do aeroporto.

O Aeroclube de São Paulo é a maior escola de aviação civil da América Latina, instalado no Campo de Marte, tem 35 aeronaves para a instrução e formação de pilotos, formador de milhares destes profissionais ao longo dos anos, tem no curso teórico de pilotos e comissários, em torno de 1300 alunos por ano. Possui atualmente algo em torno de 2500 sócios. Sua importância para o desenvolvimento da aviação civil e militar brasileira é inegável.

Razões para não desativar o “Aeroporto Campo de Marte”
O aeroporto Campo de Marte possui o quinto maior movimento operacional do país – à frente de aeroportos como o Santos Dumont, mesmo sem linhas aéreas regulares, em razão de restrições impostas ao mesmo, como a retirada decolagens por instrumentos. O aeroporto tem um papel estratégico na formação econômica de São Paulo. Não é sensato desprezá-lo, pelo contrário, o ideal é estimular criando meios para trazer novas empresas para servir uma população carente que habita cidades menores com vôos diretos e regulares. Ampliar a aviação executiva, gerando mais empregos e desenvolvimento para o estado e município.
Hoje o Campo de Marte desafoga grande parte do fluxo de aeronaves que anteriormente utilizavam o Aeroporto de Congonhas. O Aeroporto de Congonhas, atualmente, não tem mais condições operacionais para receber todo o volume de operações gerada pelas aviações executiva e comercial. Estas operações excedentes estão sendo feitas no Aeroporto do Campo de Marte e outros próximos a São Paulo. Isso tem sido uma grande ajuda em relação a operação das empresas de grande porte, tais como TAM e GOL, entre outras.

Empresas como a Azul, Team, Ocean Air, Sete linhas aéreas, Pantanal etc. poderiam facilmente operar no Campo de Marte se fossem feitos alguns investimentos na infraestrutura e modernização do sistema de navegação, para proporcionar mais segurança e assim beneficiar milhares de passageiros.

A ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), que representa a aviação executiva e geral, se preocupa muito com o futuro do setor, e não só pelo problema do Campo de Marte. A ABAG e a ACECAM (Associação dos Concessionários, Empresas Aeronáuticas Intervenientes e Usuários do Campo de Marte) e outras entidades vêem riscos de colapso no setor devido a falta de infra-estrutura para atender a demanda cada vez maior por esses serviços. Desativar o Campo de Marte pode gerar um caos permanente nos outros aeroportos da cidade, (terminal São Paulo) afirmam os representantes da ABAG, Rui Aquino e Ricardo Nogueira, e o presidente da ACECAM, Olavo Fontoura Vieira. A indignação dos mesmos, é que até o momento não foram, sequer informados oficialmente sobre os planos detalhados do governo e também lamentam sobre as restrições crescentes para a aviação geral e executiva nos últimos anos. As limitações impostas às companhias aéreas, o número de "slots" (pousos e decolagens) por hora em Congonhas foi reduzido de 48 para 34. Antes do acidente da TAM, dez desses "slots" eram destinados à aviação geral por hora no aeroporto da Zona Sul de São Paulo e agora são disponibilizados apenas quatro (04). Com o crescimento do movimento no Aeroporto Internacional Governador Franco Montoro (Guarulhos), os jatos executivos agora só podem operar neste aeroporto, se alguma companhia aérea cancelar uma aterrissagem por lá, chamado de "slot de oportunidade", no jargão do setor. Ainda assim, quando pousam em "Guarulhos", os aviões particulares podem ficar apenas duas horas em solo.

Pelas razões expostas acima, fica clara a inviabilidade da desativação do Aeroporto, sendo necessária a sua modernização, assim como melhorar e ampliar outros aeroportos, bem como construir o quarto aeroporto na cidade de São Paulo. Esta é a opinião esmagadora de diversos técnicos, pilotos e autoridades do setor ao olharmos para os próximos dez anos quando, o número de passageiros deverá mais que dobrar.

Entendemos que com esta desativação, pretende-se transferir a aviação executiva deste aeroporto para cidades do interior. O Aeroporto Estadual "Comandante Rolim Adolfo Amaro", em Jundiaí, a 60 quilômetros da capital, seria a primeira opção. A ABAG e a ACECAM vêem problemas na solução aventada. "O aeroporto já está praticamente saturado", afirmam seus representantes. Segundo eles, os hangares e as pistas de taxiamento do aeroporto estão muito próximos da pista de pouso e decolagem, inviabilizando a operação segura de aeronaves com envergadura maior. "Opera-se um Falcon de pequeno porte, mas não um Legacy ou um Gulfstream", explicam. Também, não há mais espaço para construção de hangares. Se o Aeroporto de Jundiaí for o destino escolhido para a aviação executiva, será necessário planejar a sua ampliação com igual urgência. Entre os aeroportos administrados pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), é o de Jundiaí que registra o maior número de pousos e decolagens no interior de São Paulo. Em 2008 foram 38.701 operações, 80% a mais do que em 2007. No Aeroporto de Sorocaba, segundo colocado, houve 29.560 pousos e decolagens. Em dezembro passado, uma nova torre de controle foi inaugurada no aeroporto de Jundiaí. O aeroporto de Viracopos (sob a administração da Infraero), em Campinas, "não tem vocação para a aviação geral" porque só cabem 16 aeronaves no pátio, antes relativamente vazio, agora freqüentemente lotado com os jatos da Azul, carece de uma grande reforma. No município de Bragança Paulista existe um aeródromo com 1.200 metros de pista, mas sem estrutura de pátio nem terminal de passageiros. Sorocaba, outra alternativa considerada, sofre resistência dos usuários porque só existe uma via de acesso pela rodovia Castelo Branco que pode demorar mais 2 horas nos horários de pico.

Localização


Localização: Situado numa região estratégica, próximo da Avenida Paulista e do centro da cidade, o Aeroporto do Campo de Marte é a melhor opção para a aviação geral e o reflexo é visível, sobretudo nos horários de pico. No dia 3 de outubro, uma sexta, 57 aeronaves pousaram e decolaram no aeroporto entre as 12 horas e 17h59, segundo relatório da Infraero. Com isso, a média de pousos e decolagens de aviões no Campo de Marte está em 8,5 por hora. Este Aeroporto na zona norte é um ponto estratégico, não só pela localização muito importante, próximo ao terminal rodoviário do Tietê, da linha de metrô, ao grande e dinâmico complexo de hotelaria e eventos do Anhembi (pólo de feiras e exposições), Center Norte, ao sambódromo, as duas marginais, no eixo da malha rodoviária estadual e do acesso ao aeroporto internacional "Governador Franco Montoro" Guarulhos.

O aeródromo tem uma área verde imensa essencial para a cidade, que se bem utilizada com um bom projeto urbanístico, no entorno do aeroporto, poderiam ser criadas praças, ciclovias e áreas de lazer para a população dos bairros vizinhos. Esta área também é importante e contribui para combater a poluição e drenagem das chuvas, evitando as enchentes na região.

A Importância de aeroportos nas grandes cidades
O Aeroporto do Campo de Marte é fundamental para nossa cidade e num país continental e gigantesco como o Brasil, a aviação é extremamente importante. Não podemos nos dar ao luxo de desativar qualquer aeroporto, muito menos os situados em cidades com as características de São Paulo. Comparando com os Estados Unidos, a quantidade de pistas e de aeroportos que o Brasil tem é tremendamente menor. Não haverá progresso no Brasil sem a expansão e criação de novos aeroportos. Londres aterrou parte do rio Thames para viabilizar um aeroporto na cidade. A cidade de Nova Iorque tem 08 milhões de habitantes e 18.7 milhões na metrópole, conta com 03 grandes aeroportos internacionais, que movimentam 100 milhões de passageiros por ano e outros 13 pequenos aeroportos ao redor da cidade, sem contar com várias bases de hidroavião. Paris com 04 aeroportos, 10 pistas, e a cidade tem 2.6 milhões de habitantes, porém em todas estas cidades, vários destes aeroportos estão mais próximos entre si do que Campo de Marte, Congonhas e Guarulhos.

Lembramos que o Brasil tem a segunda maior frota de aviação executiva do planeta, e a grande São Paulo possui 03 aeroportos, 05 pistas (sendo 02 auxiliares), com 15 milhões de habitantes, e representa cerca de 70% desta aviação, portanto com características bem diferentes de Paris, Londres e Nova Iorque.

Reparem abaixo como o fluxo aéreo do Brasil é pequeno.



Aeroporto + TAV (Trem de Alta Velocidade). Sem dúvidas pode ser um combinado de soluções, interesse público e político

Não contestamos a importância do TAV no eixo "Campinas, São Paulo, São José e Rio de Janeiro", que deve gerar progresso a estas cidades e ao Brasil, mas das alternativas propostas para São Paulo receber o TAV, certamente a desativação de Marte é a pior, considerando as opções da Barra Funda, Carandirú ou qualquer outra.

A área de um AEROPORTO deve atender muitas variáveis para que se torne viável, necessitando uma área suficiente para permitir a construção de uma ou mais pistas, além de toda uma infra-estrutura aeroportuária com localização adequada, topografia plana, ausência de obstáculos ou edificações nas proximidades que não impeçam os pousos e decolagens.

Conclusões:
Somos TOTALMENTE CONTRA a desativação do aeroporto "Campo de Marte" por todas as razões acima citadas. Entendemos que isso não só atinge toda a comunidade ligada a aviação, como também, aqueles que utilizam aeronaves como meio de transporte e toda uma população nova, que gera demanda, mas não dispõem deste meios para fazer sua utilização.
Somos ABSOLUTAMENTE FAVORÁVEIS ao investimento no incremento e desenvolvimento deste e de novos aeroportos não tendo nada a opor à implantação do TAV ou outros meios de transporte, desde que não sacrifiquem aeroportos pelo país.
Quanto aos pretextos atribuído ao TAV de gerar mais e novos empregos, transportar um número maior de pessoas e retirar veículos das ruas como informaram alguns meios de comunicação, não possuímos elementos e conhecimento para poder avaliar detalhadamente estes benefícios, mas temos a certeza de que se somarmos forças com a permanência e incremento do Aeroporto Campo de Marte, os resultados devem ser dobrados.

A ABAG e ACECAM propõem uma ampla discussão com o setor e uma audiência para tratar desta questão.

NOSSA BATALHA SURGINDO EFEITO!!

Projeto do Trem-bala terá mudanças e deve permitir aviões no Campo de Marte


Autor(es): Danilo Fariello
Valor Econômico - 19/10/2009


Com o encerramento do período de consulta pública do Trem de Alta Velocidade (TAV) na semana passada, o governo reconhece que dois grandes alvos de críticas ao projeto podem ser reconsiderados. Primeiro, o governo aceita a manutenção do aeroporto para aviação civil na área do Campo de Marte, em São Paulo (SP), onde ficará a estação paulistana do trem-bala. O segundo ponto é a transferência do local da estação em São José dos Campos (SP), prevista originalmente em área de preservação central, para outro local. "O projeto não pode brigar com a sociedade", diz Bernardo Figueiredo, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Além destas mudanças de projeto, o governo definiu que o financiamento será mesmo pelo Tesouro Nacional, ao contrário da modelagem anunciada publicamente pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, em 3 de setembro, em evento em São Paulo. Naquela ocasião, o modelo ainda considerava que os recursos sairiam do caixa do banco.
Recorde entre os processos da agência, a consulta pública do TAV recebeu 1500 sugestões de municípios e entidades privadas e não-governamentais. A segunda consulta mais procurada foi a segunda etapa de concessões de rodovias, com cerca de 500 manifestações.
Segundo Figueiredo, o projeto técnico amadureceu ao longo da consulta, que gerou críticas sobre o traçado do TAV, que irá de Campinas ao Rio, passando pela capital paulista. O diretor da ANTT diz, porém, que não deverá haver mudança fundamental no projeto. Ficarão claras, contudo, as polêmicas que os investidores deverão enfrentar ao longo da construção, bem como os desafios socioambientais a serem minimizados, diz.
O Campo de Marte é uma área nobre de São Paulo, com bom potencial de revitalização, diz o diretor. "Mas, rigorosamente, o projeto é de uma estação subterrânea, que pode ser construída sem alterar o funcionamento do aeroporto." A maior preocupação manifestada sobre om uso do aeroporto partiu da aviação executiva, que necessita de espaço para os pousos e decolagens. Na ideia original, essas pistas seriam extintas e a aviação executiva transferida dali. Mas Figueiredo reconhece que, se a decisão final de governo, Estado e município for a preservação da pista para os aviões, ainda assim a estação poderia estar no Campo de Marte. Em São José dos Campos, a sugestão é tirar a estação do Banhado, área de preservação, para transferi-la a outro local mais afastado e estimular a economia nessa nova região.
Nesta semana, a ANTT deve enviar os estudos para o Conselho Nacional de Desestatização (CND) e, se aprovados, até sexta enviará a proposta ao Tribunal de Contas da União (TCU). A meta é colocar edital e contrato para licitação em audiência até o fim deste mês, abrir a concorrência em novembro e encerrá-la em março de 2010. O prazo máximo para término da obra é 2015, mas Figueiredo acredita que algum concorrente pode antecipar a data. Em novembro, a ANTT fará consultas públicas nas cidades com estações do TAV: Rio de Janeiro, Volta Redonda, São José dos Campos, São Paulo e Campinas.

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ESTADO DE S. PAULO - Sábado, 19 de Dezembro de 2009 (http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20091219/not_imp484611,0.php)

(...) Em relação ao Campo de Marte, onde há um aeroporto para pequenas aeronaves e helicópteros, Figueiredo disse que os estudos caminham para uma estação subterrânea, para que a atividade da pista do aeroporto não seja comprometida. "Também estudamos construir na Barra Funda (zona oeste de São Paulo). Mas é uma região muito ocupada."

18 comentários:

  1. VAMOS SOMAR O CAMPO DE MARTE AO TREM BALA
    ou
    A ABSURDA IDÉIA DE ACABAR COM O CAMPOR DE MARTE

    Sinto enorme dificuldade em compreender o que leva nossas autoridades a acharem que destruindo se constrói. Aqueles que querem desativar o Campo de Marte, pelo menos para aviões, alegam que já nem é tão usado pe-los “asa fixa”. Esquecem ou fingem esquecer que criaram um mundo de restrições ao pouso e decolagem, principalmente dos jatos executivos. Alguém, em sã consciência pode conceber um Citation X ou um Falcon 7X passando pelo Pico do Jaraguá, em condições visuais, abaixo de 3800 pés, com 230Kt (mais de 400km/h), recebendo a instrução “Número 4 para pouso. Mantenha separação visual com o Tupi e o Aeroboero, (4 vezes mais lentos), que seguem à frente” Daí a pouco: ”Citation X, pode fazer um 360 para dar tempo da aeronave à frente livrar a pista?”. Se liberassem aproximações e decolagens por instrumento, tudo isso se resolveria e o movimento de aviões no campo de Marte, no mínimo dobraria, com maior segurança. O campo de MARTE tem excelente localização, tanto do ponto de vista terrestre, como aéreo, próximo ao centro, colado na Marginal Tiête, com Metro, quase à porta. A área disponível é quase o dobro da de Congonhas. Por que não inverter, fazendo do Campo de Marte o novo aeroporto metropolitano e Congonhas apenas executivo e de aviação geral? Antes de rechaçar a idéia, convido cada um a refletir sobre as inúmeras vantagens possíveis. Do ponto de vista aéreo, se fizerem 2 novas pistas em Marte, com separação de 500 metros entre elas, exatamente paralelas às de Guarulhos, poderiam ser coordenadas operações simultâneas nos 2 aeroportos, alternando pousos e decolagens, com todos os recursos, inclusive ILS para ambas as cabeceiras. Antes que alguém diga ser isso impossível, lembro que Dallas, Charles de Gaulle e tantos outros, tem operações simultâneas em pistas paralelas. Este ainda está apenas a 7 km do executivo Le Bourget, ambos com enorme movimento de todo tipo de aviões.Assim, ao invés de desmanchar para fazer, poderíamos unir em um único local, o aeroporto metropolitano com um centro de exposições e eventos, a estação do metro, a rodoviária do Tiête e ainda o trem bala, que já faria a ligação com Guarulhos e Viracopos. Ganhariam todos. Factível a idéia é. E muito provavelmente a maneira mais econômica de integrar tantos serviços indispensáveis à cidade. E ainda, a autoridade que adota-la, poderá ser eternizada nos livros de história da nossa cidade.

    São Paulo, 16 de setembro de 2009.
    Diogo Ribeiro da Luz, 52 anos, cidadão paulistano, empresário, produtor rural, piloto e proprietário de avião, “expulso” do Campo de Marte, em razão das tantas restrições criadas.

    Autorizo a utilização ou apropriação, para o fim que seja, em parte ou na totalidade do texto acima, sem qualquer restrição. Apenas agradeço a quem o editar, que retire meu nome.
    - RG.4.565.418-9 - ANAC 377549 - diogo@bravocafe.com.br

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  2. ALGUMS MOTIVOS: (RÁPIDOS) PARA QUE SEJA MANTIDO INTEGRALMENTE O CAMPO DE MARTE E SE INVISTA EM INFRAESTRUTURA, ESPECIALMENTE DESSE AEROPORTO)
    OS ÍTENS FINAIS SÃO OS MELHORES...

    1. NÃO HOUVE NENHUMA CONSULTA AOS INTERESSADOS, JÁ QUE VIVEMOS EM UMA DEMOCRACIA;

    2. EXPRESSIVO INVESTIMENTO FINANCEIRO NA ÁREA COM EMPRESAS QUE ATUAM NO MERCADO DE TRANSPORTE AÉREO A MAIS DE 50 ANOS;

    3. O MERCADO DE AVIAÇÃO EXECUTIVA CRESCE A UMA TAXA SUPERIOR AO OBSERVADO NOS ANOS ANTERIORES;

    4. ATUALMENTE O MERCADO DE AVIAÇÃO DE ASAS-FIXAS E ROTATIVAS NO CAMPO DE MARTE GERA EXPRESSIVOS EMPREGOS DIRETOS E INDIRETOS;

    5. A ARRECADAÇÃO DE TAXAS DE POUSOS E USOS DE PÁTIOS E COMUNICAÇÕES PELO ESTADO SUPERA QUALQUER INVESTIMENTO NA ÁREA (MARTE É O SEGUNDO AEROPORTO EM NUMERO DE MOVIMENTO DO PAÍS E DA AMÉRICA DO SUL) E AINDA JÁ É O SEGUNDO EM MOVIMENTO DE HELICÓPTEROS NO MUNDO;

    6. CAMPO DE MARTE É EXPRESSIVO CONTRIBUIDOR DE IMPOSTOS DE MANEIRA GERAL PARA AS 3 ESFERAS DE PODER;

    7. UM PAÍS SUBDESENVOLVIDO QUE CAMINHA PARA O PROGRESSO, JAMAIS PODE PRIVAR SEUS CIDADÃOS DE USUFRUIR DE UM MERCADO DE PRIMEIRO MUNDO(AVIAÇÃO), EM TROCA DO TRANSPORTE TERRESTRE. DEVE-SE ADICIONAR MEIOS DE TRANSPORTES, E NÃO FAZER UMA TROCA PURA E SIMPLES;

    8. O MOVIMENTO DESTE AEROPORTO DEVERÁ SER ABSORVIDO POR OUTROS CENTROS COM INFRAESTRUTURA MUITO MENOR DA ATUAL, OCASIONANDO PROBLEMAS MAIORES, EM AERPORTOS MENORES;

    9. ALÉM DE EMPRESAS NO AEROPORTO, EXISTEM ESCOLAS DE NÍVEL INTERNACIONAL, O QUE OCASIONARIA A PRIVAÇÃO À EDUCAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES;

    10. A OTIMIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA ATUAL MALHA FERROVIÁRIA, INCLUSIVE JUNTO A BARRA FUNDA SERIA MUITO MAIS PROVEITOSA E MAIS LÓGICA PARA O TRANSPORTE PROPOSTO;

    11. REALIZEM E OBSERVEM OS NÚMEROS REAIS, EM TERMOS ECONÔMICOS, OS QUAIS SUPREM OS COFRES PÚBLICOS NO QUE CONCERNE AS ATIVIDADES AÉREAS NO AEROPORTO DE MARTE, E TOMEM SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES;

    10. UM AEROPORTO "FALTANTE" E DE EXTREMO USO EM UMA METRÓPOLE, CESSA UMA CADEIA DE PROGRESSO QUE SERIA IRREPARÁVEL, PARA PROMOVER UM FUTURO SÓLIDO E PROMISSOR;

    12. É UMA "AFRONTA" A ENGENHARIA MODERNA, E AOS ECONOMISTAS E AOS SENHORES PLANEJADORES E VISIONÁRIOS DO DESENVOLVIMENTO, CONCEBER QUE A DESATIVAÇÃO DE UM AEROPORTO (MESMO QUE PARCIAL), TENHA UM VALOR MAIOR A UM PAÍS DO QUE UM ESTUDO MAIS INTELIGENTE E DETALHADO DA MALHA FERROVIÁRIA DE UM PAÍS CARENTE DE VISÕES FUTURISTAS E QUE PENSE SERIAMENTE EM SEUS FILHOS, SUA EDUCAÇÃO, E QUE ACREDITE QUE O MELHOR É POSSÍVEL E PODE SER FEITO, DESDE QUE, EM UMA SOCIEDADE REALISTA E COM HOMENS QUE SÁBIOS E ESTRATEGISTAS, NÃO SE DEIXEM LEVAR PELO IMEDIATISMO E SEJAM INFLUÊNCIADOS PELO VALOR MENOR DO SER HUMANO; BRASL: "PSEUDO-ORDEM E ESTGNAÇÃO" OU "OREM E PROGRESSO";

    13. JAMAIS FORA CONSULTADO AQUELES QUE DISPÕE SUA VIDA E SEU TRABALHO DE GERAÇÕES, PARA A REFERIDA TROCA;

    14. QUAL O REAL PESO, DO DESLOCAMENTO DE CENTENAS DE SERVIDORES, QUE RESIDEM E SERVEM ATUALMENTE EM MARTE;

    15. HISTORICAMENTE É O AEROPORTO MAIS ANTIGO EM SÃO PAULO;

    16. NUNCA FORA APRESENTADO OFICIALMENTE AOS USUÁRIOS, E MAIORES INTERESSADOS, UM PROJETO DE MELHORA REAL E EFETIVA DAS OPERAÇÕES DO AEROPORTO, E MUITO MENOS UMA CONSULTA A SUA POSSÍVEL DESATIVAÇÃO(MESMO QUE PARCIAL);

    17. ESSA ATITUDE, (RESTRINGIR OU DESATIVAR O AEROPORTO), JAMAIS SERIA PENSADA, EM UMA REALIDADE DE PLANEJAMENTO A LONGO PRAZO, POR UM MINISTÉRIO PÚBLICO (TRANSPORTES E/OU PLANEJAMENTO E/OU AINDA FORÇAS ARMADAS/INFRAERO/ANAC); MINISTERIOS ESTES QUE SERIAM DESCOMPROMISSADOS COM FORÇAS POLÍTICAS, E COM EMBASAMENTO TÉCNICO-ECONOMICO COM EXPERIÊNCIAS ATÉ MESMO DE PAÍSES DE PRIMEIRO MUNDO; SERVIDOS DE REAL NECESSIDADE E PROVIDOS PROFISSIONAIS QUE TROQUEM EXPERIÊNCIAS VISADAS AO QUE PODE SER MELHOR, DURAR MAIS, E DE MENOR IMPACTO DE MANEIRA GERAL;

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  3. (Continuação)
    18. COMO USUÁRIO É PERCEBIDO EXCELENTES MELHORAS EM TERMINAIS, PORÉM UM DESCASO TOTAL EM ESTRUTURA PARA "ENGENHARIA APILICADA AO VÔO" SEJA ELE CIVIL OU MILITAR OU DE AERODESPORTO; E AINDA, UMA TRANSIÇÃO FALHA PARA AS MÃO DE CIVIS, NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (ANAC), REFLETIDA PELA CARÊNCIA DO PAÍS EM EMPREGOS E DE PERPECTIVAS DE FUTURO PARA AS NOVAS GERAÇÕES; QUE ACEITAM E SÃO ACEITOS PARA CUIDAR DO QUE NÃO ENTENDEM; NÃO POR CULPA PRÓPRIA; MAS SIM POR TOTAL DESCASO COM EDUCAÇÃO, MANTIDA POR "LASTROS" DA DITADURA, COM VISÕES DISTORCIDAS, EM FAVOR PRÓPRIO E DE CUNHO PRIVADO, EM FAVOR DE UMA MINORIA "CEGA E GUIADA POR MÍOPES ...";

    19. AS AUTORIDADES DO PAÍS ATRAVÉS DO IBAMA E DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIEMTE, NÃO AUTORIZAM A "PODA" (CORTE) DE ALGUMAS ÁRVORES NO AEROPORTO PARA MELHORAR A SEGURANÇA DE VÔO, E NÃO SE IMPORTAM COM A DERRUBADA DE MILHARES DELAS PARA IMPLANTAÇÃO DAS REFERIDAS LINHAS;

    20. É UMA AFRONTA À INTELIGÊNCIA HUMANA E UM DESRESPEITO COM OS CAPAZES, O MINISTÉRIO PÚBLICO ARGUMENTAR ATRAVÉS DOS ÓRGÃOS QUE REGULAM A ORDENAÇÃO DO TRÁFEGO AÉREO NO PAÍS, QUE O CAMPO DE MARTE NÃO SUPORTA A ORDENAÇÃO DO TRÁFEGO AÉREO EM SÃO PAULO EM CONJUNTO COM A OPERAÇÃO DE CONGONHAS E GUARULHOS. VALE AINDA DIZER QUE O CAMPO DE MARTE SE FAZ PRESENTE ANTERIORMENTE AOS DEMAIS, E SE É QUE EXISTE ALGUM ERRO, FOI NO PLANEJAMENTO E ORDENAÇÃO NOS NOVOS AEROPORTOS (GUARULHOS E CONGONHAS); PERGUNTA-SE ENTÃO, COMO SERES HUMANOS COMO NÓS SÃO CAPAZES AO REDOR DO MUNDO DE ORDENAR, COLOCAR EM PRÁTICA, E COM SEGURANÇA A DESENVOLTURA DO TRÁFEGO AÉREO EM AEROPORTOS COM DISTÂNCIAS INFERIORES À MARTE/GUARULHOS/CONGONHAS E AINDA PROMOVENDO TAIS OPERAÇÕES EM CONDIÇÕES INSTRUMENTOS PARA APROXIMAÇÕES E POUSOS. SEGUEM ALGUNS AEROPORTOS MUITO PRÓXIMOS ENTRE SI COMO EXEMPLOS: NOS USA - TETERBORO/KENEDY/LA GUARDIA <> MIAMI/OPA-LOKA/FT LAUDERDALLE <> NA FRANÇA: LE BOURGET/CHARLES DE GAULE <> (DETALHE ...: NO ETERIOR CADA AEROPORTO CITADO POSSUI NO MÍNIMO DUAS PISTAS, E TODAS AS CABECEIRAS COM OPERAÇÕES DE POUSOS E DECOAGENS POR INSTRUMENTOS). NO BRASIL: PORTO SEGURO/TERRA VISTA <> COMANDATUBA/ILHÉUS <> PORTO ALEGRE/CANOAS <> AFONSO PENA/BACACHERI E VÁRIOS OUTROS QUE PODERIAM SER CITADOS;

    21. QUAL A LÓGICA DA REFERIDA LINHA PASSAR PRÓXIMO AO ANHEMBI QUE É UM CENTRO DE EVENTOS E NÃO PRÓXIMO DE ESTAÇÕES FÉRREAS JÁ EXISTENTES, O QUE PROMOVERIA UMA INTEGRAÇÃO MUITO MAIOR ENTRE QUE DESEJA SE DESLOCAR PARA OUTROS LUGARES NA CAPITAL DE SÃO PAULO, INTERIOR, LITORAL E DEMAIS ESTADOS;

    22. QUAL A LÓGICA DESTE MESMO POSICIONAMENTO INTERFERIR NAS PRÓXIMIDADES DE UM HOSPITAL (HOSPITAL DA AERONÁUTICA DE SÃO PAULO) O QUE TORNARIA O DESLOCAMENTO DE EMERGÊNCIA MAIS DIFÍCIL COM A NOVA OBRA. VALE AINDA DIZER DO ERRO JÁ COMETIDO, GRAVÍSSIMO DE SE PERMITIR A CONSTRUÇÃO DO SAMBÓDROMO, QUE SERVE TAMBÉM PARA DIVERSOS EVENTOS, IMEDIATAMENTE EM FRENTE A UM HOSPITAL, QUE ENTRE OUTORS TRANSTORNOS GERA A POLUIÇÃO SONORA E O DESLOCAMENTO DE AMBULÂNCIAS DIFÍCIL NO SETOR;

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  4. (Continuação)

    23. TOMANDO COM BASE QUE UM AEROPORTO PROMOVE O FECHAMENTO DE NEGÓCIOS NO SETOR AÉREO, E QUE O CAMPO DE MARTE FAZ PARTE DESSE CICLO, TOMEMOS COMO EXEMPLO O VALOR MÉDIO DO IMPOSTO PAGO PELO CONTRIBUINTE QUE ADQUIRA UMA AERONAVE NO VALOR DE 1 MILHÃO DE REAIS, O QUE SERIA UMA AERONAVE "BARATA", ESSE IMPOSTO DE MANEIRA GERAL (FALANDO-SE EM TODOS PREVISTOS) É EM TORNO DE 30% DESSE VALOR, PORTANTO 300 MIL REAIS PARA A UNIÃO. ISTO POSTO TORNARIA UMA ALAVANCA A MENOS NESSE TIPO DE ARRECADAÇÃO, LEMBRANDO QUE ESTAMOS FALANDO DE APENAS 1 NEGÓCIO, DE 1 AERONAVE, PARA NÃO DIZER DOS DEMAIS IMPOSTOS GERADOS E EMPREGOS DIRETOS E INDIRETOS COM A COMPRA DE UMA AERONAVE. TOMANDO O EXEMPLO ACIMA, QUAL SERIA O INVESTIMENTO DO "PAC" QUE SUPERA TAIS POSSÍVEIS NEGOCIAÇÕES, E PARA TORNAR PIOR OS PLANEJADORES DESSA DESATIVAÇÃO DO AEROPORTO, ESTARIAM PRIVANDO O PRÓPRIO ESTADO DESSA PROJEÇÃO DE AERRECADAÇÃO, EM NÃO USAR DE SABEDORIA E APROVEITAR DA LÓGICA DA ENGENHARIA E DISPOSITIVOS E GRAU DE INTELIGÊNCIA QUE O HOMEM JÁ ATINGIU NOS DIAS ATUAIS .ESTARIAMOS RUMO AO FUTURO DESATIVANDO O AEROPORTO "RUMO AO SÉCULO XVII" COM A DESCOBERTA QUE A LINHA FÉRREA, MESMO QUE COM ALTA VELOCIDADE VAI ALAVANCAR O PAÍS EM DETRIMENTO DE UMA ESTAÇÃO DE TRANSPORTE AÉREO. "BEM-VINDO AO NOVO MUNDO" VAMOS OLHAR NO ESPELHO E PARA OS NOSSOS FILHOS E NETOS EXPLICANDO O QUE É HIPOCRESIA;

    24. QUAL SERIA POSSIBILIDADE DESSE MESMO TREM-BALA, PASSAR PRÓXIMO AO RODO ANEL DENTRO DO ALPHAVILLE, TAMBORÉ E PROSSEGUIR AINDA NA PROVISÃO DESTE MESMO RODO-ANEL PRÓXIMO A CANTAREIRA E ARUJÁ RUMO AO RIO DE JANEIRO, DESPROPRIANDO RESIDÊNCIAS E CASTELOS "NÃO DECLARADOS EM IR" DOS SENHORES POLÍTICOS QUE CONDUZEM TÃO BEM ESSE PAÍS RUMO AO DESENVOLVIMENTO DA MALHA FERROVIÁRIA. QUE CONTA COM ELES PARA QUE ALCANÇEMOS O SÉCULO XVIII, O QUAL ESPERAMOS AINDA QUE, A FAMÍLIA REAL E SEUS CORONÉIS PROMOVAM A EXTINÇÃO DA MONARQUIA E QUEM SABE, DEIXEM NÓS MESMOS "DEMOCRATICAMENTE", PROVER O NOSSO FUTURO;

    25. TAMBÉM QUAL ORGANIZAÇÃO (IMPARCIAL/ISENTA E ORGANIZADA) QUE PODERIA REPRESENTAR OS "CONDÔMINOS" DO AEROPORTO DE MARTE, E QUE TENHA CLAREZA E SABEDORIA PARA DISTINGUIR O MELHOR DO SATISFATÓRIO, O LONGO PRAZO DO GANHO IMEDIATO, O BEM COMUM DO PRIVADO.

    26. QUEM SÃO OS TÉCNICOS EM SUAS MESAS, QUE SE DEIXAM ABATER PELA IMPOSIÇÃO E PELA CARÊNCIA DE ARGUMENTOS, QUE NÃO SE ORGANIZAM E UTILIZEM DE BOM SENSO, QUE ESTÃO APÁTICOS COM INTERESSES EXCLUSOS PARA A PASSIVIDADE DE UMA MUDANÇA DESSA MAGNITUDE;

    27. QUANDO FORA SERIAMENTE PLANEJADO A MALHA AÉREA DA TERMINAL SÃO PAULO, COM POSSIBILIDADES REAIS, E NÃO COM OPORTUNISTAS, PARA O BOM DESMPENHO DESSE MESMO AEROPORTO, PRECONIZANDO O MELHOR DA TECNOLOGIA POSSÍVEL E EMBASAMENTO FINANCEIRO E PROJEÇÕES LÓGICAS. VALE DIZER AINDA DA ARRECADAÇÃO TARIFÁRIA DESTE MESMO AEROPORTO (3º DO PAÍS), QUE MUITO POSSÍVELMENTE NÃO É APLICADA NELE MESMO, E SIM DESTINADA AO COFRE GERAL DA NAÇÃO, ISENTANDO-SE DA LEI DA RESPONSABILIDADE FISCAL. PROPORCINALMENTE COMO O ESTADO DE SÃO PAULO SE REPRESENTA FINANCEIRAMENTE A FEDERAÇÃO E O QUE EFETIVAMENTE RETORNA EM INVESTIMENTOS AO ESSE MESMO ESTADO. ASSIM SE FAZ EM RELAÇÃO AO CAMPO DE MARTE, OU SEJA O QUE ELE ARRECADA E O QUE EFETIVAMENTE RETORNA COMO BEM FEITORIA PARA O PRÓPRIO AEROPORTO;

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  5. (Continuação)

    28. TAMBÉM INCONCEBÍVEL AO MUNDO MODERNO, NÃO SE UTILIZAR DA PRERROGATIVA DE: COMO JÁ UTILIZADO POR EXEMPLO NA PONTE AÉREA (CGO-SDU), ONDE A TRIPULAÇÃO RECEBE TREINAMENTO ESPECÍFICO PARA OPERAR ENTRE AEROPORTOS QUE REQUEREM ESPECIAL ATENÇÃO E PORTANTO, RECEBENDO UMA CERTIFICAÇÃO ESPECÍFICA PARA TAL, NÃO SE FAZER DA MESMA PRERROGATIVA PARA QUE SEJA HOMOLOGADO O POUSO POR INSTRUMENTOS EM MARTE E REATIVADO AS DECOLAGENS INSTRUMENTOS DESDE QUE OS TRIPULANTES ENVOLIVIDOS RECEBAM TREINAMENTO ESPECÍFICO PARA TAL E À PARTIR DAÍ ESTEJAM AUTORIZADOS A DECOLAR E POUSAR SOB CONDIÇÕES IFR EM MARTE. COMO TAMBÉM É UTILIZADO EM VÁRIOS AEROPORTOS DA EUROPA, ESTADOS UNIDOS, CARIBE (PARA EXEMPLIFICAR ATÉ MESMO AEROPORTOS CARIBENHOS EM MEIO A RELEVOS EXPRESSIVOS, COM PISTAS PRÓXIMAS, ATÉ MESMO FAZENDO DIVISA COM PISTAS DE PAÍSES VIZINHOS, E ADMINISTRADOS PELO 3º E 4º MUNDOS SÃO CONDUZIDOS COM SABEDORIA). ALÉM DA TECNOLOGIA DA AVIÔNOICA MODERNA, QUE PERMITE QUE O COMANDANTE ATENDA REQUISITOS DE RNP PARA FASES ESPECIFICAS DO VÔO, EM OUTRAS PALAVRAS: DURANTE A APROXIMAÇÃO E DECOLAGEM OS SRS RESPONSÁVEIS PELA CRIAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DE PROCEDIMENTOS IFR ELABOREM PROCEDIMENTOS AMPLAMENTE CONHECIDOS EM OUTROS AEROPORTOS QUE SE UTILIZEM RESTIÇÕES ESPECÍFICAS DE VELOCIDADES, FAZENDO COM QUE OS RAIOS DE CURVAS EM TORNO DO AEROPORTO SEJAM PRESERVADAS E AINDA SE UTILIZEM DE CERTIFICAÇÕES MÍNIMAS DAS AERONAVES E TRIPULAÇÕES PARA TAL. EXEMPLO, COMO É SABIDO E JÁ UTILIZADO EM INÚMERAS LOCALIDADES O RNP 0,3 PARA APROXIMAÇÃO E ATÉ MESMO RNP 0,3 PARA DECOLAGENS AO INVÉS DO RNP 1,0 SOMENTE PARA DECOLAGENS. E AINDA, COMO AMPLAMENTE ESTUDADO NOS CENTROS ACADÊMICOS DESSE PAÍS, DIRIGIDOS A ENGENHARIA AÉRONAUTICA, COM RENOME NO EXTERIOR. ELEMENTAR SERIA APLICAR MÍNIMOS DIFERENCIADOS PARA APROXIMAÇÃO IFR EM MARTE (COMO ERA ASSIM TAMBÉM PARA DECOLAGENS IFR SUSPENSAS), CUMPRINDO OS GABARITOS E GRADIENTES DAS RAMPAS DE APROXIMAÇÃO E ARREMETIDAS NA PROVISÃO DO RELEVO DO AEROPORTO. ISSO PROVA A IMPERIOSA FALTA DE DISSERNIMENTO E DESCABIDO PLANEJAMENTO DOS CÉREBROS PENSANTES E QUE EXERCEM O PODER;

    29. VALE SALIENTAR, QUE AS ESTATÍSTICAS RECENTES, DA MOVIMENTAÇÃO DO CAMPO DE MARTE, NÃO REFLETEM A REALIDADE, DEVIDO A UMA SUSPENÇÃO DAS DECOLAGENS IFR DO AEROPORTO. PRIVANDO DE UM DIREITO ADQUIRIDO DO USUÁRIO QUE INVESTE EM MILHÕES E PRÉ-DISPÔE DE EQUIPAMENTOS A BORDO DE AERONAVES DE ÚLTIMA GERAÇÃO, E NÃO LHES É PERMITIDO MAIS DECOLAR DO CAMPO DE MARTE EM CONDIÇÕES IMC/IFR. POR MAIS UMA FALÊNCIA DO ESTADO E DE SEUS TÉCNICOS SUBMISSOS. OU SEJA, A ESTATÍSTICA DO AEROPORTO E CONSEQUENTE RECEITA DE TARIFAS E ETC. SERIAM REALIZADAS EM UM NÚMERO SUPERIOR AO ATUAL, CASO AINDA SE FIZESSE POSSÍVEL O DIREITO CERCEADO DOS USUÁRIOS DE DECOLAR IFR/IMC DO AEROPORTO EM QUESTÃO, CITO AINDA, QUE NÃO HÁ REGISTRO EM MARTE DE ACIDENTES E/OU INCIDENTES PROVOCADOS PELA PERMISSÃO DE DECOLAGENS IFR DE MARTE. NOS FORÇANDO PENSAR, MAIS UMA VEZ QUE ESSA SUSPENÇÃO TEM RAÍZES EXCUSAS A ATIVIDADE AÉREA, E/OU EMBASADA TÉCNICAMENTE EM FALSOS E MAU SEDIMENTADOS CONHECIMENTOS AERONÁUTICOS .PORTANTO, CASO SE FIZESSE UMA AMOSTRAGEM DAS ATIVIDADES DO MOVIMENTO DO AEROPORTO, (NOS DIAS DE HOJE) MANTENDO-SE O DIREITO DAS DECOLAGENS IFR, AS "ASAS-FIXAS" SE FARIAM PRESENTES EM MAIOR NÚMERO .DESCARTANDO TAMBÉM O ARGUMENTO DE SE MANTER A OPERAÇÃO SOMENTE A "ASAS-ROTATIVAS";

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  6. (Continuação)

    30. QUAL EMBASAMENTO TÉCNICO E LEGAL DA SUSPENSÃO DAS DECOLAGENS IFR/IMC DO CAMPO DE MARTE E SUSPENSÃO DAS OPERAÇÕES DE HELICÓPTEROS APÓS AS 23:00 ATÉ 06:00 HORÁRIO LOCAL (...?) UMA VEZ QUE É POSSÍVEL OPERAR EM QUALQUER HORÁRIO E EM QUALQUER CONDIÇÃO METEOROLÓGICA (DESDE QUE O COMNDANTE JULGUE POSSÍVEL) À PARTIR DE HELIPONTOS PRÓXIMOS AO AEROPORTO. ALGUNS ATÉ MESMO MENOS DE 1000MT DA PISTA. ONDE ESTÁ A PRUDÊNCIA, O BOM SENSO E DISSERNIMENTO QUE É COBRADO DOS AERONAUTAS, QUANDO ORIUNDA DO PODER PÚBLICO (...?). ESTARIAM TODOS, APOIADOS LEGALMENTE SE A CLAREZA TOCASSE O PENSAMENTO DE ALGUNS, E SE FIZESSE POSSÍVEL AS OPERAÇÕES IFR/IMC EM MARTE .ASSIM ESTARIAM OPERADORES E PODER PÚBLICO COM RESPALDO JURÍDICO, PARA CONDUZIR AS OPERAÇÕES EM MARTE ATENDENDO O "PROGRESSO E A ORDEM" DO PAÍS;

    31. QUAL PREJUÍZO FORA CAUSADO A DIVERSAS EMPRESAS DE AVIAÇÃO EM SE SUSPENDER AS OPERAÇÕES DE DECOAGENS IFR/IMC DO AEROPORTO CAMPO DE MARTE. POIS, VALE DIZER DA JURISPRUDÊNCIA CRIADA EM SE PERMITIR UMA AIVIDADE E DETEMINADAS CONDIÇÕES, POR ÓRGÃO COMPETENTE E UTILIZADOS POR EQUIPAMETOS E PROFISSIONAIS QUE ATENDEM AOS REQUSITOS PROPOSTOS, E SUMARIAMENTE SUSPENDER TAL DIREITO;

    32. O PENSAMENTO BÁSICO QUE SE É DIVULGADO EM QUALQUER CENTRO ACADÊMICO, TIDO COMO PEDRA FUNDAMENTAL DA ATIVIDADE EM QUE SE PROPÕE EXERCER PROFISSIONALMENTE, ... SÃO OS CHAMADOS JURAMENTOS DA PROFISSÃO. (...) POIS BEM,... ISTO POSTO A AVIAÇÃO CHAMARIAMOS O "VOAR E FAZER VOAR" QUE PARA INFELICIDADE DOS QUE ESTÃO SONHANDO EM SE PROFISSIONALIZAR NA ATIVIDADE AÉREA NO BRASIL, NÃO REFLETE A REALIDADE. DEPARAMOS COM UM TOTAL DESENCENTIVO E DESPREPARO AOS ENVOLVIDOS NESSA ATIVIDADE. ECONOMICAMENTE FALANDO, OS SOLDOS DOS QUE "PODEM FAZER VOAR" (ESPECIALMENTE CONTROLADORES E OS SEUS SUPEIORES, E AINDA QUEM NESSE CASO CRIARIA SITUAÇÕES PARA AVIAÇÃO FLUIR - CRIANDO PROCEDIMENTOS E REGRAS), NÃO SE ALTERAM COM A PRODUÇÃO. (1 AERONAVE OU 200 ARONAVES NA TERMINAL É INDIFERÊNTE NO FIM DO MÊS). EM OUTRAS PALAVRAS, FADANDO A DESACELERAÇÃO, INÉRCIA E FALÊNCIA DE ALGUNS SETORES DENTRO DA ATIVIDADE AÉREA; OS "MÍOPES" DIRÃO QUE ISSO AFETA A SEGURANÇA DE VÔO. AFETA SIM DESDE QUE PERMANEÇA TUDO COMO ESTÁ, NÃO SE INVISTA EM PESSOAS E EQUIPAMENTOS.(... VEJA QUE O PAÍS QUER CRESCER, MAS A "ESTRUTURA" NÃO DIEXA...) PORQUE A ECONOMIA DO PAÍS NÃO VAI PARAR DE CRESCER, O VOLUME DE PASSAGEIROS NÃO VAI DIMINUIR, E A ESTRUTURA DO PAÍS TEM QUE CRESCER. (....) VAMOS DAR BOAS VINDAS A COPA DE 2014, COLOCANDO NOSSOS PASSAGEIROS ESTRANGEIROS NAS CHARRETES E NOS BONDES DO SÃO PAULO ANTIGO.(PS: PODEMOS ATÉ APROVEITAR OS TRILHOS DE ALGUMAS RUAS QUE AINDA ESTÃO POR AÍ) COM CERTEZA VAI SER MAIS UMA OBRA PÚBLICA, COM VÁRIOS "PAIS";

    33. APOIADO NOS DIZERES ACIMA, VALE DIZER DA AUSÊNCIA DO ESTADO, SE ISENTANDO DA RESPONSABILIDADE SOBRE OS VÔOS IFR/IMC NAS FIR'S E ATÉ MESMO ESPAÇOS AÉREOS QUE DEVERIAM SER CONTROLADOS ABAIXO DO NÍVEL DE VÔO 110 (FL110). FICANDO O USUÁRIO APENAS FADADO AO "MONITORAMENTO" DAS FREQUÊNCIAS DE CONTROLE, SEM PRESTAÇÃO DE SERVIÇO NENHUM. E PIOR AINDA, MUITAS VEZES VOANDO VFR (VISUAL) E NA NECESSIDADE DE SOLICITAR MUDANÇAS DE REGRAS PARA IFR (INSTRUMENTOS), PARA GARANTIR A SEGURANÇA DE VÔO E DE TERCEIROS. NÃO É POSSÍVEL A MUDANÇA DE REGRAS, DEVIDO À MÁ GESTÃO DO BEM COMUM, NOS RESTA DIZER "PARABÉNS" AOS QUE INCISTEM EM VOAR ESPECIALMENTE A AVIAÇÃO GERAL, AERODESPORTO E TÁXI AÉREO. PORQUE O "NÃO VOAR E NÃO FAZER VOAR" É O OBJETIVO DE ALGUNS, QUE DESSA MANEIRA NÃO HAVERÁ AVIÃO PARA "TOMAR CONTA" NO CÉU E OS PROVENTOS NO FIM DO MÊS SERÃO OS MESMOS, QUEM SABE ATÉ UM BÔNUS POR NÃO HAVER ACIDENTES (LÓGICO NÃO...?). BEM VINDO À NOVA "ESQUERDA", O COMUNISMO DO SÉCULO XXI, CHAMA-SE "ASSISTENCIALISMO". MANTENHA O SEU VOTO SIMPLESMENTE, NÃO QUESTIONE, NÃO TRABALHE QUE O GOVERNO LHE DÁ VÁRIAS "BOLSAS E QUOTAS";

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  7. (Continuação)

    34. ESSA "DESATIVAÇÃO" COMPLETA OU ATÉ MESMO PARCIAL, NOS FORÇA A PENSAR EM TEMPOS DE BRASIL COLÔNIA, COMO A EXTRAÇÃO DO OURO EM FAVOR DAS ELITES PORTUGUESAS, A MESMA "EXTRAÇÃO" DOS DIREITOS ADQUIRIDOS DE POUCOS EM COM O SUOR DE SEU TRABALHO, SEJAM ABAFADOS PELO INTERESSES DE ALGUNS EM BENEFÍCIOS EXCUSOS;

    Estou disposto a colaborar e participar também.
    Muito Obrigado.

    Cimini

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  8. À TODOS SENHORES PARTICIPANTES DESSA COMUNIDADE, QUE SEJAM PROFISSIONAIS OU NÃO, E QUE TENHAM UM OBJETIVO EM COMUM, SENDO O DE PROMOVER A ATIVIDADE AÉREA . QUE PREZAM PELA EXCELÊNCIA E PROGRESSO . QUE POR GENTILEZA SE INTERESSEM PELAS SUAS INSTITUIÇÕES, ASSOCIAÇÕES, COMUNIDADES E SEUS REPRESENTANTES, E EXIJAM, ATRAVÉS DE REGISTROS OFICIAIS, (CASO NÃO O FAÇA, É O MESMO QUE NADA) QUE SE UTILIZEM DE TODOS OS RECURSOS E SABEDORIA QUE ESTÃO DISPONÍVEIS AGORA OU EM UM FUTURO PRÓXIMO E REALISTA, E AINDA MAIS, QUE SE DESVENCILHEM DOS ERROS DOS PASSADO E QUE SE MUDE O QUE FOR NECESSÁRIO E POSSÍVEL, SEMPRE FOCADO EM FAZER MAIS E MELHOR, COM PASSOS Á FRENTE, COM CÁLCULOS DO QUE PODEMOS FAZER, MUDANDO O PRESENTE, E NÃO DO QUE NÃO PODEMOS FAZER; PORQUE INFELIZMENTE O QUE NÃO PODEMOS FAZER, SIMPLESMENTE NÃO PODEMOS... E JÁ SABEMOS...; E PROVOQUEM (NO BOM SENTIDO), PARA QUE SEUS PRÓXIMOS SEJAM COMPROMETIDOS E OBJETIVADOS COM A NECESSIDADE DA MAIORIA, AO CONTRÁRIO DO "MENOS É MAIS" ; COM MAIS POSSIBILIDADES E DISSERNIMENTO .PROMOVAM UMA RENOVAÇÃO EFETIVA CRAVADA NAS ATITUDES QUE PROVOQUEM MUDANÇAS E MELHORIAS, GERADAS NA QUALIDADE E COMO CONSEQUÊNCIA NA QUANTIDADE DOS ACONTECIMENTOS EM TORNO DAS ATIVIDADES CERCADAS DO "VOAR" .
    VISITEM...

    http://acecam.blogspot.com/2009/09/campo-de-marte-nao-pode-parar.html

    http://www.youtube.com/watch?v=qRStBYkxgKU

    2017 É PREVISTO SE IMPLANTAR A NAVEGAÇÃO 4D EM PAÍSES SENSATOS E PROGRESSISTAS, E POR AQUI UM AEROPORTO A MENOS (...!)

    CIMINI

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  9. Como ja e de prache e do conhecimento do Povo Brasileiro com toda certeza este Projeto do Trem Bala e mais um dos inumeros que nao vao sair da gaveta, mais uma manipulacao politica para abrir caminhos a corrupcao, desvio de verbas, e prejuizo ao Povo. Sucatearam toda a rede ferroviaria do Pais e principalmente no Estado de Sao Paulo, enquanto que em Paises Desenvolvidos se trabalha para o melhoramento das Ferrovias vizando a eficiencia do transporte em massa. O que os Governantes sabem fazer muito bem; e DESTRUIR o Patrimonio Publico e APAGAR a historia do Pais para que nao fiquem vestigios das pessimas administracoes, e isso sempre com o intuito de gerar meios para desvios de verbas, e o enriquecimento dos poucos que estao ai no comando levando o Pais e o Estado de Sao Paulo ao caus. Essa e mais uma obra que somente podemos acreditar depois de pronta. E um absurdo que o Povo tenha que se unir para conter a falta de imaginacao, criatividade, e principalmente Patriotismo de alguns elementos que nos parecem nao serem Paulistas, ou Brasileiros, e estao ai para DESTRUIR a qualquer custo. LAMENTAVEL !!
    Mas ai vao para comecar DUAS SUGESTOES para substituir a ideia absurda de se ELIMINAR O CAMPO DE MARTE.
    Primeira: Pode-se utilizar toda a extensao da Marginal do Tiete, canalizando-se o rio, contruindo a tal estacao do trem fantasma e ainda melhorar o trafego na marginal com pistas extras em todas a sua extensao.
    Segunda: Eliminar o Sambodromo, que e uma obra pouquissimo utilizada, nao atende aos interesses de toda a populacao, e pode perfeitamente ser construido em outro local.
    Mas enfim... vamos la mais uma vez lutar contra as ideias absurdas.

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  10. Achei muito bom os argumentos contra a desativação do campo de marte.
    Gosaria de divulgar o blog www.trembalasoucontra.blogspot.com a todos os associados e colaboradores usuários do campo de marte, enfim os interssados na não desativação do campo de marte. Rubens Pellicciari.

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  11. Esta é ,no meu modo de ver ,uma oportunidade única para a criação de um novo Pólo Multimodal de Transportes em S.P., que permitiria a interação entre vários sistemas de transporte , atuais e futuros (aeroporto,heliporto,TGV, Metrô e trasporte de superfície ) em um só local ,com benefícios a todos os setores da sociedade envolvidos .

    Em primeiro lugar ,considero totalmente pertinentes os argumentos pela manutenção do Campo de Marte ,assim como pela modernização e ampliação de sua infra-estrutura com a construção de um novo terminal de modo atender o significativo aumento da demanda pelo trasporte aéreo executivo intra-urbano com asa rotativa ou inter-urbano e regional com asa fixa.

    Sua localização estratégica na malha urbana da
    cidade lhe confere caráter único em termos de acessibilidade ,sua extensa área ( 2,1 milhoes de m2) permitiria a implantação e interação do sistema TGV (estação apenas sem páteo de manobras)com o aeroporto sem prejuízo deste , ao contrário , a sinergia gerada pela coexistência dos terminais Marte-TGV , daria ao novo Pólo Multimodal um elevado status enquanto equipamento urbano metropolitano .

    A construção de um parque público nas áreas verdes anexas existentes,de um pavilhão de exposições complementar ao Anhembi , de um shopping center e da oferta de serviços de apoio de última geração completariam o complexo da estação do TGV que ocuparia a atual localização das instalações civis do Campo de Marte , ( a linha elevada do TGV passaria sobre o eixo da atual pista de rolagem em frente aos hangares em paralelo a Av. Olavo Fontoura).

    As instalações do Campo de Marte seriam transferidas para a o lado norte da pista principal em área hoje ocupada pelo semi-desativado Parque de Manutenção da Aeronáutica após a construção das novas instalações,(terminal de passageiros, páteos, e hangares).

    A implantação do Pólo seria gradual com a manutenção das atividades do Campo de Marte em suas instalações atuais durante a construção do novo aeroporto do lado norte da pista .

    A construção do complexo-estação do TGV seria iniciada somente após a trasferência das operações do aeroporto para a nova área.

    Esta alternativa significaria não só a manutenção e melhoria do Campo de Marte para a aviação geral como abriria para o futuro uma nova perspectiva de mobilidade para os usuários e sua relação com a metrópole .

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  12. A BALABRÁS

    No Estado de 8/12 (B1) ficamos sabendo que o governo vai gastar US$ 14 bilhões para implantar o trem-bala para a Copa do Mundo de 2014, a qual também vai sugar outros bilhões das verdinhas, boa parte saindo "por fora", como de rotina, trafegando em meias
    e cuecas. E que será criada nova estatal para gerir o empreendimento, obviamente, bem aparelhada e com sede na Ilha da Fantasia, bem longe do espinhoso projeto. A Balabrás, que ao que parece seria o nome mais adequado desse operoso órgão governamental, distribuirá até passagens de primeira classe a congressistas, familiares e acólitos. Mais uma vez o Brasil ensina ao mundo a arte de queimar etapas. Enquanto os países que têm o trem de alta velocidade o implantaram como evolução natural das ótimas redes ferroviárias que já operavam, aqui vamos pular esse detalhe e partir para a modernidade. E comprar deles. Enquanto isso, nosso transporte de carga segue via rodoviária e não temos trens de passageiros decentes, em velocidades normais, que podem ser fornecidos por nossa indústria - até o Aerolula é importado, enquanto a Embraer exporta... Realmente, o subdesenvolvimento manifesta-se em todas as oportunidades.
    E vamos turbinando a candidata...

    Nelson Carvalho nscarv@gmail.com
    São Paulo

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  13. Que serventia terá o caríssimo trem-bala para paulistas e paulistanos? Já existem outras formas de chegar ao Rio de Janeiro. O BNDES deveria destinar a verba à ampliação das linhas do metrô. A população agradece.

    Tarcísio Holanda
    tarcisioealcina@terra.com.br
    São Paulo

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  14. PRIORIDADES

    É um acinte o governo federal insistir no trem-bala, após tantos especialistas provarem ser tal investimento eternamente deficitário. Mesmo a R$ 160 o tíquete médio, seria preciso um volume de passageiros quatro vezes maior do que todos os que hoje se locomovem, por todos os meios, entre Rio e São Paulo para "pagar" o projeto em um século. Fatalmente o custo inicial previsto chegará a R$ 50 bilhões - o BNDES vai colocar 60% e o governo também vai investir para ser sócio do negócio. A imprensa precisa abrir esse debate, pois não é cabível gastar esse montante só para transportar passageiros, enquanto o setor de carga sofre com uma infraestrutura saturada, velha e mal administrada. O Brasil não tem outras prioridades para tanto dinheiro?

    Jorge Henrique Singh
    singh@hydra.com.br
    São Paulo

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  15. Entre um escândalo e outro, corrupção e malversação do dinheiro público, o governo acelera a publicação do edital do famigerado trem-bala, obra caríssima, da qual temos certeza que serão desviados milhões em propinas e superfaturamento da obra. Em vez de investir em aumento, qualidade e eficiência da malha ferroviária nacional como infraestrutura para o desenvolvimento, redução de acidentes nas rodovias e apoio à exportação, como estão fazendo os chineses, indianos e russos, o Brasil, como sempre, vai na contramão, gastando bilhões numa obra glamourosa, mas totalmente desnecessária. É possível que daqui a alguns anos achem as tais locomotivas-bala abandonadas em algum galpão por aí, como aquelas locomotivas novas, ainda desmontadas, que estavam apodrecendo em galpões em Araraquara. O Brasil só cresce à noite, enquanto os políticos dormem!

    Ivan de Oliveira Branco
    ivanobranco@uol.com.br
    São Paulo

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  16. Sou piloto de helicopteros, com licenças de voo em vários países, mas aprendi à voar na Escola Superior de Aviação (ESA), no Campo de Marte em São Paulo.
    Escrevo para defender a permanencia do Campo de Marte como aeroporto. Suas instalações e atividades são de suma importancia para o Brasil e para o mundo, visto o alto nível (de projeção internacional) em todas os setores ali representados.

    Tendo trabalhado com helicopteros por mais de 20 anos, não só no Brasil mas na Europa e America do Norte, gostaria de resaltar que vejo o Campo de Marte como um exemplo à seguir em matéria de aviação, por países não menos importantes que a própria França, Canada, e muitos outros, onde a industria e a história puderam estabelecer os fundamentos da aviação em todo o mundo.
    Por outro lado, sou de origem francesa, conheço muito bem os sistema ferroviario da França e sei que nenhuma obra de grande envergadura, como se propoem para o TAV, foi feita para a implantção do TGV, de longe o trem mais rapido do mundo, capaz de alcançar velocidades acima de 500 km/h. Paris manteve as mesmas estações centenárias e efetuou apenas as obras necessarias para melhor acomodar esses modernos trens.
    Basta apreciar a foto aérea do Campo de Marte para se ter uma noção do que esta área representa. Trata-se de uma estrutura impressionante com uma grande quantidade (e qualidade) de aeronaves baseadas. Não tenho informações de outro aeroporto em todo o mundo contendo uma frota tão grande, variada e moderna de helicopteros. O Campo de Marte mantem um aspecto ecológico muito importante, pois a poluição que as aeronaves pruduzem é mínima em relação ao benefícios das áreas verdes presentes, talvez uma das areas mais "limpas" de toda a capital.
    Destruir o Campo de Marte provocaría um custo astronômico com as obras, processos e indenizações, e construir uma obra faraônica para o TAV, sem necessidade alguma, outro custo exorbitante.
    Como em Paris e TODAS as cidades europeias que contam com trens de alta velocidade, São Paulo pode muito bem adaptar as suas estações ao TAV, TODOS os contribuites serão muito gratos à esta decisão inteligente e de bon censo. Lembrando ainda que a malha ferroviaria da cidade de São Paulo é praticamente toda à céu aberto, ao contrário das grandes cidades da Europa, quase todas subterraneas e centenárias, de adaptação e manutenção bem mais custosa.
    Sou à favor de uma cidade rica, moderna e bem administrada, mantendo toda a sua estrutura de ponta como o Aeroporto do Campo de Marte, e adaptando e modernisando a boa e suficiente estrutura ferroviária que possui.

    Michel Meunier
    michel350@gmail.com
    Campinas - SP

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  17. Sou piloto privado e sempre fiz meus recheques no aeroporto "Campo de Marte".
    O trem bala poderia ser outro servico compartilhado junto ao aerodromo.
    Por que nao constroem uma estaçao do trem bala subterranea como muitas estaçoes do Metro de S. Paulo?, a area do Campo de Marte e muito grande e com pequenas adequacoes poderia muito bem abrigar mais um serviço de transporte para os paulistanos.
    Nao justifica acabar com o famoso "Campo de Marte"
    Jose Marcio Londe Raposo
    Vice-Prefeito de Ariquemes- Estado de Rondonia.

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  18. Para quem não conhece o Campo de Marte, aí vai um link para algumas fotos (recentes e outras bem antigas): http://www.myaviation.net/search/search.php?view=&place=Sao%20Paulo%20-%20Marte%20(SBMT)

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