quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Passagens aéreas ficam 32% mais caras em 2009

Folha de S. Paulo

Com forte retomada da demanda no segundo semestre, preço dos bilhetes disparou

Em dezembro, bilhetes ficaram 47% mais caros; no ano, aviação cresceu 18% no mercado doméstico, e Gol reduziu distância da TAM


MARIANA BARBOSA
DA REPORTAGEM LOCAL

A demanda por viagens no mercado doméstico cresceu 37,7% em dezembro, de acordo com dados divulgados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Com a demanda aquecida, as companhias aproveitaram para recompor as tarifas depois de um ano marcado por guerras tarifárias.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os preços das passagens ficaram 46,91% mais altos em dezembro. Em novembro, a alta havia sido de 18,03%. No ano, a aviação cresceu 17,65% no mercado doméstico, enquanto as tarifas subiram 31,88%.
O ano de 2009 começou sob forte impacto da crise econômica mundial. Por dois meses, no primeiro semestre (fevereiro e maio), houve retração de demanda. Mas, diferentemente das companhias americanas e europeias, que reagiram à crise reduzindo a frota e a oferta de assentos, as brasileiras continuaram aumentando a oferta e apelaram para as promoções para encher os aviões. O resultado foi um crescimento mensal de cerca de 40% nos três últimos meses do ano.
Segundo o consultor André Castellini, sócio da Bain&Co, o aumento de 15,43% na oferta de assentos ao longo do ano, na comparação com 2008, explica-se pelo fato de que as empresas "planejaram esse crescimento em uma época pré-crise" e também pelo ambiente altamente competitivo. "Houve uma disputa acirrada entre TAM e Gol pela liderança de mercado e também uma disputa com as empresas menores."
A distância entre Gol e TAM era de 8 pontos percentuais em 2008 e caiu para 4,2 pontos. A Gol ficou com 41,4% de participação, contra 45,6% da TAM.
Considerando apenas dezembro, a distância entre as duas cai para um ponto (42% e 43%, respectivamente). A Webjet ficou em terceiro lugar, com 5,6%, seguida por Azul (4,75%) e OceanAir (2,2%). Embora as duas líderes tenham crescido em 2009 -Gol, 14,9%, e TAM, 6,5%-, o crescimento ficou abaixo do da indústria e elas perderam participação para as menores. Juntas, as duas líderes ficaram com 87% do mercado no ano passado, ante 92% em 2008.
Para a diretora-presidente da Anac, Solange Vieira, a redução da concentração de mercado é resultado do fim da restrição de uso do aeroporto Santos Dumont, no Rio, determinada pela agência em março passado.
"Esse fator foi fundamental para a desconcentração do mercado e o crescimento de empresas menores." Vieira afirma que esse movimento deve continuar em 2010 com a redistribuição dos slots (vagas para pousos e decolagens) no aeroporto de Congonhas, prevista para fevereiro. Nos voos internacionais, a TAM teve demanda 14,2% maior em 2009, abaixo do aumento da sua oferta (19%). Já a Gol/Varig reduziu em 40% a oferta de assentos para a América Latina. A queda no número de passageiros foi de 44%.

Colaborou CIRILO JUNIOR, da Folha Online, no Rio

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